REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS

Ampla experiência na regularização de imóveis rurais e urbanos, adotando critérios técnicos e jurídicos, prezando pelo respeito de prazos e minimização de custos.

Regularização de Imóveis é o ato de legalizar terrenos e edificações irregulares junto aos órgãos competentes, tais como Prefeituras, Cartórios de Registro de Imóveis, entre outros. Tem como objetivo legalizar construções erguidas sem prévia licença e à revelia da lei de zoneamento e do Código de Obras e Edificações. Porque Regularizar? A regularização tira o imóvel da clandestinidade. Se o imóvel estiver irregular, pode sofrer ação da fiscalização a qualquer momento e ser multado pela infração que está cometendo ou ainda ter o seu negócio fechado. Uma vez regularizada o terreno, a edificação ou o uso instalado, o proprietário pode registrar sua casa, ter legalizado o funcionamento da atividade comercial, poderá transferir seja através de venda ou doação, ter acesso a financiamentos bancários para reformar o imóvel ou comercializá-lo.

SERVIÇOS DE REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS

SAIBA O QUE NÓS PODEMOS FAZER

Retificação de Área Imóvel

consiste em um processo burocrático no qual deverão ser modificados os ângulos, perímetros, áreas e demais elementos que estão presentes em uma determinada área de um terreno.
Tudo aquilo que não constar na matrícula da propriedade deverá apresentar todos os dados citados acima, a exemplo das áreas e perímetros.
Para que ele seja elaborado, será preciso recorrer a uma avaliação técnica de um profissional da área de engenharia, apenas ele poderá realizar o levantamento de dados necessários para que seja dado andamento ao processo de retificação de área.

Desmembramento de Imóvel

Quando existe o desejo de dividir uma mesma propriedade em duas (ou mais), é preciso fazer um loteamento ou desmembramento como uma das formas possíveis de regularizá-la.
Essas duas possibilidades dependem das condições em que o imóvel a ser separado se encontra, assim como de procedimentos administrativos que precisam ser seguidos em acordo com a prefeitura.

Amembramento de Imóvel

Fusão ou unificação de dois ou mais lotes, com o objetivo de formar uma área maior para edificação.
A unificação de imóveis tem por objetivo unir terrenos contínuos formando um único imóvel. Pode também ocorrer com apartamentos lado a lado ou um sobre neste caso dependendo de autorização da Assembléia o que é muito difícil face as alterações que ocorrem no direito de propriedade comum.

Usucapião

Direito que o indivíduo adquire em relação à posse de um bem móvel ou imóvel em decorrência da utilização do bem por determinado tempo, contínuo e incontestadamente. Em caso de imóvel, qualquer bem que não seja público pode ser adquirido através do usucapião.
Para entrar com o pedido de usucapião ordinária, a pessoa precisa ter posse do imóvel por 10 anos continuadamente. O prazo pode ser reduzido para cinco anos caso o local seja a moradia do possuidor ou se algum investimento econômico ou social tenha sido feito do local.

Georreferenciamento (INCRA)

É o mapeamento de um imóvel rural referenciando os vértices de seu perímetro ao Sistema Geodésico Brasileiro, definindo sua área e sua posição geográfica. Serve para a regularização registral dos imóveis rurais, segundo a nova legislação (Lei 10.267/01 e Decretos 4.449/02 e 5.570/05).
A finalidade do georreferenciamento é evitar a superposição de áreas, fraudes e distorções nos dados, dar mais veracidade aos registros e dar maior segurança ao proprietário e um melhor controle sobre a propriedade rural no Brasil para fins de políticas públicas.

Fazemos projetos incríveis, para diferentes áreas da Engenharia.

Entre em contato conosco.
Estamos prontos para te ajudar!

Open chat
Está com dúvidas? Mande uma mensagem!