Gerenciar uma obra significa administrar, simultaneamente, o cumprimento do cronograma e a previsão financeira, gerindo profissionais com formações e comportamentos diversificados. Caso isso não ocorra, poderá haver inúmeras perdas, tanto no aspecto financeiro quanto no emocional, comprometendo a qualidade e o tempo.
A locação da obra é o processo de transferência da planta baixa do projeto da edificação para o terreno, ou seja, os recuos, os afastamentos, os alicerces, as paredes, as aberturas etc. Na fase de execução da locação da obra deve se adotar o máximo rigor possível.
A locação pode ser feita de duas maneiras possíveis: locação por cavaletes e locação por tábuas corridas. Este tipo de locação é indicado para obras de pequeno porte e com poucos elementos a serem locados. Sua principal vantagem é a menor quantidade de material (estacas e tábuas) utilizado.
Além de analisar a compatibilidade entre o que foi executado e o que estava previsto, a medição de obras mensura os recursos utilizados dentro do cronograma. Por exemplo os materiais, mão de obra e equipamentos. Isso facilita o pagamento e desembolsos mensais para acompanhar uma obra.
Quando se trabalha no sistema de tarefas é preciso conhecer as normas e costumes das obras em relação à forma de medição. Se possível, faça um contrato por escrito com o empreiteiro especificando como e quando será feita a medição, para evitar problemas na hora do pagamento.
criar um modelo sustentável com avanço tecnológico e ganhos de produtividade reduzindo o impacto ambiental é um grande objetivo que pode ser alcançado, principalmente, com a adoção dos conceitos propostos pela obra sustentável.
Seja na etapa inicial de planejamento, seja na etapa de venda ao cliente, o respeito ao meio ambiente é um item que sempre está na pauta. Ao contrário do que muitos pensam, desenvolver uma obra sustentável não implica necessariamente em mais investimentos. Muitas vezes, a obra sustentável é mais vantajosa financeiramente se comparada aos modelos tradicionais.
Ed. Torus Capoeiras, Florianópolis – SC
Fundada em 2013, pelos sócios: Téc. Agrimensor Ernesto Hammes, Eng. Agrimensor Marcio Roberto Totti e Eng. Florestal Gabriel Göedert Mayer Pauli, a empresa ENGMETRIA se especializou na prestação de serviços de engenharia consultiva e meio-ambiente.